domingo, 27 de setembro de 2009

Evolução



Eu tive um professor de desenho que, às vezes, nos mostrava seus desenhos de quando ele tinha uns 12 ou 13 anos. Eram desenhos de criança e ainda não dava para perceber como ele conseguiria melhorar tanto nos anos que se passaram.
Isso é muito bacana, eu às vezes olho alguns desenhos antigos e tento pensar no que passava pela minha cabeça quando os estava criando, acredito que desenhar é uma tarefa puramente mental e a evolução no traço e no estilo está profundamente ligada às suas vivências e ao seu amadurecimento como pessoa. Não me entendam mal, eu ainda acho que falta muito para conseguir chegar num nível que me agrade hoje, mas sempre foi assim, anos atrás eu não imaginava que conseguiria desenhar como eu desenho hoje (para falar a verdade, eu nem sequer queria desenhar como eu desenho hoje, meu lance era quadrinhos de super heróis), e aqui estou eu. A verdade é que desenhar é a minha vida (não importa o que dizem sobre o capitalismo contemporâneo tornar as pessoas seus trabalhos) e mesmo que eu não esteja estudando desenho como eu deveria, eu sei que uma hora eu vou ter que sair dessa acomodação e então meus desenhos vão mudar mais uma vez e, eu sei também, quando isso acontecer eu provavelmente vou ser uma pessoa diferente da que eu sou hoje.
Hoje eu vou colocar dois desenhos, um de 2006 quando eu já estava parando de desenhar super heróis e todas essas coisas e um outro mais recente que eu fiz para o mapeamento dos terreiros de Salvador (com a direção de arte de Walter Mariano da Gamboa Design) que , acredito eu, está bem mais amadurecido que o de super heróis. Acho que é isso. :)
Abraço a todos.

7 comentários:

Sidney Vitor dos Santos disse...

fala ai velho..blz?!!!
realmente a evolução é visivel..hehehe!concordo com vc, e acho q a evolução vem com vivencia e repertorio tbm, algo que estou tentando buscar!valeu pela dica do jovem nerd!mto bom
abraços e saudades velho

Anônimo disse...

Nem compara heim titcha?!
Suas ilustrações no livro dos terreiros tá o maximo!
Parabens!

Larissa Santiago disse...

que perfeição...
os dois refletem momentos diferentes. se alguém te pedir um desenho, você faz? sai diferente de um espontâneo?

abraço

IgorVilla disse...

evoluiu bem, rei!.. mandando muito bem! abraço!

Agnes Mariano disse...

léo,
lembra que pedi o seu autógrafo nesse desenho da mulher de torço? emoldurei e coloquei hoje aqui na sala. muito lindo...

IgorVilla disse...

Ô! cadê!?.. tá atualizando mais não, eh!? tá parecendo eu!.. rs

O Futuro A Deus Pertence disse...

legal muito enterressante a obras de artes e seu pensamento